energia criativa


Experiências inesquecíveis

Marcas, além de engajar seu público alvo para consumir um determinado produto / serviço, podem mobilizá-lo e envolvê-lo no universo de atributos e valores que a regem, criando experiências inesquecíveis para seus clientes.

A Coca-Cola, um produto que, em primeira instância, não oferece benefícios tangíveis ao ser consumidor, passou a trabalhar a marca como participante de momentos felizes da vida de cada um, inclusive traduzindo para seu tagline “abre a felicidade”. Sua campanha e seus vídeos vêm emocionando diversas pessoas, com o mote “existem razões para acreditar em um mundo melhor”, fazendo de seus vídeos, virais nas redes sociais.

Um dos movimentos mais recentes da marca foi uma ação promovida em Portugal, com uma carteira perdida na loja do Estádio da Luz (do Benfica), dias antes do jogo Benfica-Sporting, com um bilhete para o jogo e um cartão de sócio do Sporting. Vejam:

Nós, da Eólica, dividimos essa crença com a Coca-cola, pois também acreditamos em um mundo melhor. E você?

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Storytelling

Quando a equipe da Eólica cria um projeto, pensa não somente no “desenho” que aquela marca vai ter, mas que história ela vai contar, o que estará por trás daquela imagem. E por que é importante ter uma história?

Ter uma história significa que a marca tem algo para contar para o consumidor, para engajá-lo e incentivá-lo a continuar consumindo o que ela oferece. Há marcas que nascem ainda embrionárias, sem uma história de longo prazo definida e outras que partem de uma atmosfera de conceitos, ideias e caminhos.

O projeto que estamos conduzindo nesse momento parte do caminho inverso da maioria das marcas. Estamos olhando uma marca já pronta e ao que ela se propõe e construindo uma história que fará com que ela possa ofertar mais do que um produto para o consumidor, mas sim uma experiência.

Para esse projeto, fomos pesquisar diversas marcas que contam histórias para seus consumidores, que se utilizam da ferramenta do storytelling para passar uma mensagem. No natal, esse tipo de ação é muito comum e descobrimos uma propaganda que ilustra muito bem o contar de histórias no natal:

Zaffari – Natal em Família.

E vocês? Tem uma marca que conte uma boa história? Dividam conosco!

Categorias: Design, Estratégia, Projetos

A marca de São de Paulo

Desde 2005 a SPTuris procura uma marca para simbolizar São Paulo. Agora parece que encontrou o que procurava. Esse mês ela lançou o novo logo de São Paulo, que tem como objetivo valorizar diferenças, mostrar contrastes e respeitar culturas que transcendem a principal capital do Brasil, de forma a promover a cidade como destino único de lugares, serviços, pessoas e ideias.

Criado pelo designer Rômulo Castilho, em parceria com a Propeg, a marca buscou traduzir os valores que também definem a cidade:

Essa foi a forma encontrada pela SPTuris de criar um símbolo que traduza São Paulo, desvinculado do governo.

E aí? O que vocês acharam?

Categorias: Design

Dear world

A Eólica também divulga e apoia iniciativas e projetos sociais que tenham o potencial de contribuir de forma positiva para a sociedade.

Descobrimos um projeto chamado Dear World, uma iniciativa do fotógrafo Robert X. Fogarty, que, a partir do furacão Katrina, começou a registrar mensagens positivas que as pessoas gostariam de passar para aquele momento.

Esse projeto se expandiu e, hoje, essas mensagens são direcionadas ao mundo, como uma forma positiva de se expressar, com base nesse negócio/projeto de arte/experimento social.

Nós divulgamos esse tipo de prática porque ela tem o potencial de contribuir para todos. Acreditamos que, se unirmos forças, podemos construir um mundo cada vez melhor.

E você? Qual a mensagem que você quer passar para o mundo?

Para acessar o site do Dear World, clique aqui.

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The Brand Gap

Se você está atrás de uma boa leitura para introduzir o assunto Branding, recomendamos o “The Brand Gap”.

Nele, a composição da construção de uma marca é dividida em 5 disciplinas:

1Diferenciar: Quem você é? O que você faz? Por que sua marca é importante?

2Colaborar: Como você constrói a colaboração na gestão da sua marca?

3Inovar: Como você sabe que uma ideia é inovadora? Você quer fazer muita ou nenhuma diferença?

4Validar: E se você pudesse testar as suas ideias mais inovadoras antes de elas chegarem no mercado? Sua mensagem é clara e incomum para passar pelo teste da troca?

5Cultivar: Isso vai ajudar ou prejudicar a minha marca? Um bom resultado depende do que?

Para quem estiver procurando mais informações sobre como potencializar o seu trabalho de marca e seus produtos, esse livro é um ótimo início. Ele pode ser encontrado nas melhores livrarias do Brasil. Se quiser respoder essas perguntas acima e muitas outras que possam surgir à sua mente enquanto você estiver lendo esse livro, entre em contato conosco. A Eólica terá prazer em ajudá-lo.

Livro: The Brand Gap = O Abismo da Marca: Como construir a ponte entre a estratégia e o design.
Autor: Marty Neumeier
Editora: Bookman
 
 
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